9 de novembro de 2012

DIY: Pintura corporal indígena





A cultura indígena é conhecida pela sua riqueza, geralmente os costumes dos índios são compostos por uma série de rituais e crenças que não seguidos por toda a tribo. Conhecidos como os primeiros habitantes do Brasil, os índios chamaram a atenção dos portugueses não só por sua aparência diferenciada das dos europeus, mais também devido às pinturas que eles usavam no corpo no lugar das roupas. Apesar dos poucos conhecimentos técnicos, os índios são capazes de fazer verdadeiras obras de arte usando apenas tinta natural e os dedos, os desenhos impressionam devido à riqueza dos detalhes que eles possuem. Os interessados em uma fantasia parecida com as vestimentas dos índios podem imitar a pintura corporal indígena em casa, sem problemas.


Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”. A pintura corporal para os indios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro.O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.A etnia Tenharim, do Amazonas, faz desenhos de bolas em todo o corpo para se caracterizar. Homens usam desenhos maiores para se diferenciarem das mulheres e imporem uma posição de liderança. Já na aldeia Tapirapé, do Mato Grosso, homens podem usar as mesmas figuras das mulheres, mas as mulheres não podem usar as dos homens. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza.

Aprenda a fazer a pintura corporal indígena 

Para fazer a sua própria pintura corporal indígena você vai precisar usar alguns materiais simples, porém diferentes dos usados nas tribos, mas o efeito pode ser bem interessante. 

Materiais: 

  • Tinta corporal de urucum, jenipapo ou babaçu
  • Pincel fino 
  • Imagens de referência (aqui
  • Espelho grande 


Passo a Passo: 

Separe a imagem que servirá de referência para a sua pintura, o ideal é escolher desenhos mais fáceis de serem feitos, e é importante escolher aqueles que pintam somente a parte da frente do corpo, pois será complicado fazer todos os detalhes nas costas. 

Faça o traçado dos desenhos por todo o corpo, use um espelho grande e com boa luminosidade, geralmente as pinturas indígenas contam um pouco do povo onde ela foi concebida, esteja bem informado caso seja questionado por alguém sobre o significado dos desenhos. 

Pinte os desenhos usando as tintas para o corpo, é importante usar um pincel firme para que o traçado fique ainda mais perfeito, na cultura indígena os pigmentos usados pelos povos são extraídos da natura, eles usam principalmente o urucum, então procure cores que sejam mais próximas possíveis dessas tonalidades. 

Vá repetindo o processo por todo o corpo até que ele esteja totalmente coberto. 

Pintura indígena no rosto: 



Para fazer um trabalhado ainda mais detalhado, você pode fazer a pintura também no rosto, para fazer a pintura no rosto, você vai precisar:


Materiais: 

  • Tinta para a pele 
  • Pincel 


Passo a Passo: 

Faça o traçado do desenho no rosto, se quiser poderá usar os mesmos símbolos usados no corpo, ou outro desenho. 

Preencha cada desenho com a cor correspondente, é importante preparar a pele para receber a tinta, assim como outros produtos de maquiagem, essas também exigem cuidados especiais, lave o rosto e passe uma base com protetor solar, além de manter a durabilidade da sua pintura, irá fazer com que a retirada seja mais fácil. 



Dicas: 

Use a pintura corporal indígena como uma forma de educar as crianças, caso você seja professora, essa pode ser uma excelente atividade a ser executada, caso tenha filhos ou sobrinhos, também poderá ser usada como uma brincadeira educativa. 


É importante retirar totalmente o produto da pele, use produtos para remover a maquiagem e deixar a pele limpa, nunca vá dormir com a pele pintada, além de sujar as roupas de cama, esse costume pode ser prejudicial à pele. 

Transmita sempre o significado da sua pintura corporal, essa é uma forma de homenagear a cultura indígena. 

Os índios são tão importantes para o Brasil quanto qualquer outro povo que ajudou a construir essa nação, os seus costumes e hábitos podem ser observados ainda hoje, como por exemplo, o costume dos banhos diários, esse hábito não era comum entre os europeus. Em cidade do norte e nordeste do país, muitas pessoas ainda hoje costumam dormir em redes, uma atividade típica da cultura indígena, em reconhecimento a sua importância, os índios ganharam um dia voltado para eles, mas isso ainda não é o suficiente para manter viva a tradição desse povo, que tal fazer a sua parte através da pintura corporal indígena?



Nenhum comentário:

Postar um comentário