6 de março de 2012

Abacaxi: muitos benefícios e poucas calorias





Perfumado, saboroso e suculento, o abacaxi pode ser consumido o ano inteiro. Além de ser uma fruta deliciosa, possui muitos benefícios para a nossa saúde e seu teor calórico é baixo (1 xícara de abacaxi contém apenas 75 calorias).

O abacaxi é uma rica fonte de vitamina A, B6, C, folato, tiamina, ferro e magnésio. Não só auxilia na digestão, bem como na prisão de ventre, germicida, desobstrutivo do fígado, combate a icterícia, artrite, inchaço e difteria. Também é bom contra complicações na garganta, bronquite e arteriosclerose. Ajuda a dissolver coágulos no sangue, reduzir inflamações e acelera a cicatrização de tecidos.

O sumo do abacaxi tem funções hepáticas, favorecendo a digestão. Apesar de sua acidez, é diurético. Também auxilia no combate contra vermes, febres intestinais, enfermidades na bexiga, próstata e uretra. Bom para eliminar cálculos renais e auxilia na função da vesícula.

O suco do abacaxi é depurativo para o sangue. E suas fibras ajudam no controlo do nível de colesterol no sangue.

Uma vez que conhecemos os benefícios dessa fruta maravilhosa, não há como não consumi-la. O abacaxi pode ser consumido em forma de fruta, cristalizado, pavês, tortas, bolos e etc. 

Mas aí vai uma curiosidade: a casca do abacaxi também pode ser consumida! É só fazer um chá. Além de aproveitar toda a fruta (com exceção da coroa), se tem uma deliciosa bebida. Não sabe como preparar? É simples, basta seguir esta receitinha!





 RECEITA PARA CHÁ DA CASCA DO ABACAXI



 O que você vai precisar: 
Casca de um abacaxi e uma leiteira.




Modo de preparo: 
Lave a casca do abacaxi em água corrente. Descasque-o. Enquanto se descasca o abacaxi, coloque a água para ferver, aproximadamente 1 litro para a quantidade de casca de 1 abacaxi. 

Quando a água ferver, coloque a casca da fruta dentro da leiteira e deixe ferver por 3 minutos. Tampe o recipiente por mais 3 minutos. Coe e sirva quente ou gelado. 


Dica:
O abacaxi pérola, por ser mais doce, torna o chá naturalmente adocicado, não havendo necessidade de acrescentar açúcar, adoçante ou mel.




Fonte:




Um comentário: