6 de outubro de 2011

Dicas Verdinhas: Shantala, um ritual de amor

Shatala, o poder do carinho

importância do toque no desenvolvimento dos bebês

 


A SHANTALA é uma técnica indiana de massagem infantil e foi trazida para o Ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer. Em visita à Índia, o médico viu uma moça (seu nome era Shantala) massageando seu bebê, ela fazia movimentos suaves, repetidos e rítmicos, o que deixava a criança com uma expressão muito tranqüila.
 Extasiado com a cena, Leboyer conversou com a mulher, foi assim que descobriu que aquela massagem era uma arte milenar muito utilizada para equilíbrio do vínculo energético mamãe-bebê. Hoje, Shantala é uma técnica de massagem que comprovadamente reforça os laços afetivos entre pais e filhos, pois durante a sessão, todo banhado em óleo, o bebê se vê de volta ao calor e aconchego do útero materno, sendo que muitos adormecem quando começam a ser tocados, tão grande a  sensação de carinho e paz.
  Essa técnica ayurvédica de massagem traz inúmeros benefícios para a criança: alívio das cólicas, gases intestinais e da prisão de ventre, eliminação de toxinas e oxigenação dos tecidos, melhora da qualidade de sono, diminuição do stress e da irritabilidade, aumento das percepções corporais e excelente desenvolvimento psicomotor. Leboyer trouxe para o Ocidente a técnica e os segredos dessa arte de demonstrar amor por nossos filhos Podemos aprender e praticar Shantala em cursos onde são ensinados aos pais e cuidadores quais os melhores horários para a massagem, tipos e ritmos de toque, movimentos, métodos de oleação e contra-indicações A partir de trinta dias de vida a criança pode e deve receber esse toque de carinho tão mágico e especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário