16 de abril de 2012

Mundo Gaia Indica: Coletor Menstrual




Sabe quantos absorventes são descartados ao longo da  vida fértil da mulher? São aproximadamente 10 mil, que geram cerca de 100kg de lixo, que demoram 100 anos para se decompor. Imagina o tanto de lixo originado pelas mulheres em todo o mundo?

Graças aos movimentos ecológicos e sustentabilidade pelo mundo, a questão dos absorventes foi observada e uma solução sustentável apareceu. Aliás, não só em prol do meio ambiente, mas também ao conforto da mulher. 

Os absorventes descartáveis podem estar com os dias contados. O coletor menstrual chega como uma alternativa para "aqueles dias"  (dias de lua) e tem ganhado cada vez mais adeptas. O coletor vem em formato de copo, retém o fluxo menstrual e é reutilizavel. Resumindo, é um copinho de silicone cirúrgico para o período mentrual que substitui os absorventes íntimos internos e externos. 



Qualquer mulher pode usar e o fabricante promete até 12 horas de proteção. Tendo capacidade para 30 mililitros, a ginecologista Natália Zekhry confirma que o uso do coletor pode ser de até 12 horas (como atestam os fabricantes), mas não recomenda. "O ciclo inteiro da mulher é de 50 a 100 mililitros, pela quantidade não teria problema, mas fazer a troca a cada seis ou oito horas é o ideal", aconselha.


 Prático e flexivel, pode ser levado dentro da bolsa num saquinho que vem junto, é hipoalergênico e, ao contrário dos absorventes comuns, não interfere na umidade natural da vagina. Quem é maníaca por higiene vai amar: como não há proliferação de bactérias enquanto o sangue não entra em contato com o ar, ele não exala odores.


Cá entre nós: Quem nunca precisou sair correndo de casa de madrugada porque não tinha absorvente quando a menstruação desceu? Quem nunca ficou sem ir em algum programa durante o período menstrual de tão chata que é a sensação de marcar o absorvente, formar assadura ou medo de vazamento? Quem nunca ficou com medo de nadar e expor a cordinha do absorvente interno em público. Quem nunca ficou preocupada com aquele cheiro suspeito que surge do além de repente mesmo que você troque de absorvente várias vezes num curto período de tempo?




Comprei.
E agora?



Com seu coletor em mãos, adquira também uma panelinha para a esterilização e reserve-a somente para isto. Antes do primeiro uso, coloque o Coletor em água fervente por três minutos. Retire-o com cuidado e deixe descansar sobre um pano limpo para esfriar.



Como usar?

Basta um pouquinho de prática! 
Ele deve ser inserido dobrado. Sua flexibilidade permite que se abra e se molde perfeitamente ao corpo. Após ser inserido, o coletor fica em posição mais baixa do que um ''tampão'', o que facilita a sua remoção sem sujeira. 

Teste! Ande, sente, deite, verifique se está confortavel, caso algo incomode, tire e tente novamente, há quem demore um tempo para se habituar ao uso do Coletor, tudo depende do conhecimento da própria anatomia. Nós mulheres não somos estimuladas a conhecer o próprio corpo, fazendo-se necessário este período de adaptação.

Para retirar, aperte o fundo para soltar o ar e mantenha o copo em pé e puxe normalmente. Dependendo do fluxo, você troque de 8 em 8 horas, para isso é só retirá-lo, enxaguar e lavar com sabão neutro e usar-lo mais uma vez. 

Quando estiver em casa,  regue as plantas com o sangue que sobrou em seu coletor, além de nutrir suas plantas também é um costume ancestral para honra de seu sangue, ou seja você devolverá e agradecerá o seu poder de gerar vida a Gaia, a Mãe Terra. Entre um ciclo e outro, é recomendada uma limpeza mais cautelosa, com esterilização do produto em água fervente e água oxigenada por 5 minutos e guardar-lo para próxima.

O mais curioso é que não é uma idéia nova, existe desde 1932, era popularmente conhecido como Daintette, um modelo já obsoleto, de material rígido e digamos que um tanto quanto desconfortavel. Hoje em dia essa marca não existe mais no mercado. 



O produto vem nos tamanhos A e B (4 e 4,5 centímetros), costuma durar de cinco a dez anos. Para que tem mais de 30 anos ou tem filhos recomenda-se o tamanho A. Para mulheres com menos de 30 e sem filhos é indicado o B.


Com o Coletor o sangue concentra-se sendo perceptível a real quantidade de fluxo, aspecto e odor para avaliar sua saúde. E possibilitando urinar, práticas de exercícios, masturbação e sexo oral (sem vazamentos). 

O único invonveninete do produto é que não pode ser usado por virgens que se incomodem de ter o himen rompido, pois isso acontecerá inevitavelmente. 

O Coletor Menstrual é econômico, ecológico, prático e higiênico. E você não descarta quilos de lixo e plástico na natureza à toa. Valorize seu sangue e a nossa natureza.

O preço em média é de R$ 85,00. Um ótimo investimento para todas as mulheres!


Nenhum comentário:

Postar um comentário