30 de agosto de 2012

A importância do Sagrado Feminino na vida da mulher contemporânea


No dias atuais, percebemos claramente o quanto a mulher perdeu assustadoramente a conexão com a sacralidade dos seus ciclos vitais e principalmente com o menstrual.
Na antiguidade, as mulheres compreendiam a interdependência existente entre o seu microcosmo (seu organismo) e o macrocosmo (universo como um todo). Sendo assim, o ciclo menstrual seguia regularmente o ciclo lunar que sincronicamente é de 28 dias. Essa conexão dava à mulher uma maior compreensão de seus processos emocionais, psíquicos e físicos, que lhe permitia utilizar essas energias específicas de cada etapa dos ciclos para trabalhar seus conflitos emocionais e espirituais, além de prevenir as manifestações relacionadas ao seu sistema uroginecológico e reprodutor.
No entanto, lamentavelmente, vemos na atualidade um cenário totalmente diferente, ou seja, chegamos hoje ao ápice de um período que durou em média 4.000 anos, que marca o declínio da Deusa e instituição de um patriarcado, em que se vê um agravamento de desequilíbrios emocionais, disfunções físicas, encontrando-se as mulheres absolutamente desprovidas do seu poder pessoal e desconectadas de sua divindade interior. Essa desconexão gera uma baixa auto-estima e vários outros malefícios decorrentes dela: ciúmes, insegurança, inveja, medo etc., para o que alerta Mirella Faur: “Compreendendo o ciclo lunar e a relação com o seu ritmo biológico, a mulher contemporânea poderá cooperar com o seu corpo, fluindo com os ciclos naturais, curando seus desequilíbrios e fortalecendo sua psique.”
Além das causas relatadas anteriormente, a própria evolução tecnológica fez com que essa desconexão se acentuasse. A pineal é uma glândula endócrina localizada no cérebro e exerce um papel fundamental na regulação dos ciclos circadianos, que são os ciclos vitais, e também no controle das atividades sexuais e reprodutoras. Ela é um órgão cronobiológico, um relógio biológico interno que capta as radiações do sol e lua e obedece a estímulos externos.
A Pineal é um receptor de ondas eletromagnéticas que explica entre outras coisas a regulação do ciclo menstrual conforme as fases da lua, pois ao captar essas ondas a pineal comanda a liberação/secreção dos hormônios pela hipófise e hipotálamo regulando assim, o funcionamento do sistema hormonal do organismo.
Infelizmente, o estilo de vida da sociedade moderna   contém elementos que dificultam o bom funcionamento da pineal e consequentemente do organismo,  ante as suas diversas disfuncionalidades, tais como poluição eletromagnética advindas de aparelhos eletrônicos (wireless, TV, celular etc.),  maus hábitos alimentares, sedentarismo, atividades noturnas prejudiciais ao sono,  falta de conexão com a natureza, dentre outras.
Sendo assim, se revela fundamental a necessidade  de nos conscientizarmos da importância de recuperarmos o nosso poder para, deste modo, curarmos as nossas memórias ancestrais, relacionadas à submissão, inferioridade, insegurança e medo, e assim resgatarmos a conexão com a Divindade interior. E precisamos compreender que isso só será possível se estivermos dispostas a mudar hábitos que viabilizem um melhor funcionamento do nosso aparelho orgânico e psíquico, para que nos reconectemos com os ciclos lunares e com as forças da natureza. É também imprescindível a reconexão com nossos ciclos internos, fazendo as pazes com a nossa menstruação e entendendo a sacralidade implícita nesse traço fisiológico inerente à nossa feminilidade, que nos dá a capacidade de gerar e nutrir. E assim,  nesse ritmo interno e externo de total conexão com a Divindade imanente e transcendente, poderemos recuperar nosso potencial criador para que manifestemos em nossa vida a saúde e o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Texto: Alessandra Parrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário