20 de agosto de 2012

Belo Monte: história e paralisação

Mas o que é a Belo Monte?



“Belo Monte é um projeto de aproveitamento hidrelétrico em terras indígenas. O projeto contempla um complexo de pelo menos 4 barragens, 2 casas de força, 27 diques, 3 canais de enchimento, 7 canais de transposição e 1 gigantesco canal de derivação que pretende desviar o rio Xingu para reservatórios que alagariam cerca de 516 km² da Floresta Amazônica e propriedades particulares onde o cultivo predominante é o cacau.


Graffiti feito pelo artista Mundano em Belém


Nenhuma terra indígena seria alagada. Entretanto, Belo Monte transformaria os 100 km da Volta Grande do Xingu em um trecho de vazão reduzida e isolado, uma vez que os paredões de concreto da barragem barrariam as aldeias da cidade de Altamira. Com isso, os indígenas não mais poderiam ir de canoa até Altamira, uma pratica frequente e necessária para que recebam tratamentos médicos.”. (saiba mais sobre o que é a Belo monte clicando aqui http://www.belomonteofilme.org/portal/br/entenda ).



Além disso, a construção da barragem não é só uma grande ameaça para as comunidades indígenas, mas para a flora e a fauna e as populações ribeirinhas.



Mesmo antes do projeto da Belo Monte, podemos perceber que o homem sempre se aproveitou do Rio Amazonas e suas belas florestas, fosse para cortar madeira ou recursos energéticos.

Não satisfeito, o homem tinha que se aproveitar mais do que ele já vinha se aproveitando. Logo, saiu o projeto e a aprovação para a construção da Usina de Belo Monte.



Populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pessoas do mundo inteiro se uniram em passeatas, vídeos, protestos, abaixo-assinado, matérias em revistas, participação ativa na Rio + 20 e etc., para poder conseguir a paralisação da Belo Monte. E eis que, depois de muita luta, a boa notícia chegou: Em um julgamento histórico na noite de segunda-feira (13/8), a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou por unanimidade a paralisação das obras do complexo hidrelétrico de Belo Monte. A medida foi tomada pelo TRF ao julgar um recurso de embargo promovido pelo Ministério Público Federal (MPF). A multa prevista caso a determinação não seja cumprida é de R$ 500 mil por dia.



Depois de tanta luta e do lançamento de um filme para conscientização da população chamado “Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra”, temos um respaldo positivo. A dúvida, é claro, paira na mente: será que a paralisação realmente acontecerá? Esperamos que sim!



Quer saber mais sobre a Usina ou ver o Filme? É só clicar em : www.belomonteofilme.org


Quer acompanhar mas não sabe como? 
Fique ligado nessa página no facebook: Belo Monte O Filme


Nenhum comentário:

Postar um comentário