22 de outubro de 2012

Gaia News: Produtos de Beleza Orgânicos já são Realidade

O negócio de produtos de beleza orgânicos já é uma realidade lá fora, e vem crescendo de maneira rápida, dezenas de produtos para o corpo vem surgindo como produtos orgânicos a cada mês e a tendência é aumentar. A razão é que as pessoas se preocupam cada vez mais com as substâncias químicas tóxicas que colocam em seus corpos e o resultado que isso pode causar na sua saúde.


Não basta ser Natural, tem que ser Orgânico

Com a procura de produtos mais natural a tendência é de aumentar a produção, como consequência a diminuição do preço e aumento da oferta. Os produtos de beleza orgânicos são compatíveis com o ambiente e a sua produção também nos beneficia de maneira direta e indireta.

Os produtos rotulados como orgânico ou natural pode não ser mais seguro do que outros produtos, não existe nenhuma evidência para apoiar tais rótulos, pois diferentemente dos alimentos, não existem normas legais para reivindicações de ingredientes “orgânicos” ou “naturais” na indústria de cosméticos dos EUA ou aqui no Brasil.

Nos EUA alguns produtos fazem uma reivindicação para certificação de produto “orgânico”, que devem ser certificado pela USDA , o padrão para ser orgânico e de 95%, como já vimos no artigo: Você realmente sabe o que é um Produto Orgânico?

Ao contrário da indústria de alimentos, algumas empresas usam de má fé, fazem marketing enganoso, explica a Campanha para Cosméticos Seguros, uma organização que visa proteger a saúde dos consumidores, trabalhando para empresas, reformas regulatórias e legislativas para eliminar químicos perigosos dos cosméticos e produtos de cuidados pessoais. via Livestrong


Bons Motivos para você usar cosméticos Orgânicos

Os cosméticos são substâncias utilizadas para melhorar a aparência ou o odor do nosso corpo, produtos de beleza incluem cuidados para a pele como cremes, loções, perfumes, batons, esmaltes, maquiagem facial, lentes de contato coloridas, produtos de tingimentos para o cabelo, géis, perfumes, etc.

Já vimos os Perigos que estão escondidos no shampoo, vimos também os perigos do protetor solar no Meio Ambiente. Já os perfumes, desodorantes e antitranspirantes tem em sua maioria fragrâncias sintéticas e outros perigos ocultos como neurotoxinas, ftalatos, que são proibidos na Europa, entre outros produtos tóxicos.

Batom pode conter altos níveis de chumbo, que freqüentemente pode ser ingerido, mesmo em pequenas quantidades o chumbo pode se acumular no organismo e ao longo do tempo, levar a uma série de problemas de saúde. Esmalte de Unhas Ecológico à base de Água já existe a algum tempo e vimos nesse artigo e também podemos fazer nossa pasta de dentes em casa.
Produtos de beleza orgânicos são muito caros

Aqui no Brasil infelizmente ainda não existem muitas marcas e produtos, mesmo lá fora, com centenas de empresas de cosméticos orgânicos, o produto pode custar quase o mesmo preço de um cosméticos da Chanel ou Yves Saint Laurent. Embora os produtos orgânicos para a beleza e cuidados da pele são mais caros, você vai usar menos maquiagem orgânica que você usaria com um produto não-orgânico, por isso os preços finais se equivalem.

Mas fica a pergunta:

Quanto custa a sua saúde?

Fonte:  Vida Sustentavel 
Foto: Mutt Ink - The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário