1 de outubro de 2012

Outrubro é mês gastronomico.


Outubro se inicia e com ele começa também o vegan MoFo (month of food), um mês inteiro de vários blogs compartilhando e criando receitas e também participando de desafios.
O site oficial do evento é : http://www.veganmofo.com/
Lá estão as intrusões de funcionamento. A principio as inscrições estão encerradas, mas tem uma chance para quem quiser publicar (ainda não tem brasileiros inscritos). E lá também estão os links de todos os participantes oficiais e suas realizações do mês! São centenas de blog de diversas partes do mundo colocando novidades todos os dias.
A ideia surgiu do post punk kitchen e era um tipo de homenagem ao evento de literatura nanowrimo, que acontece em novembro. Então criou-se o mês de receitas veganas!
Ótimas receitas para quem adora cozinhar, gostaria de se aventurar ou precisa de um empurrãozinho para experimentar a culinária vegana!
Aproveitando a brincadeira fica aqui uma receita.

CUPCAKE DE CHOCOLATE
Uma receita até que simples, boa para quem não esta acostumado com o fogão e livre para ser incrementada pelos mais experientes.  ideal é pré-aquecer forno enquanto prepara a massa (180 c)
INGREDIENTES
-1 xícara de leite de soja(ou outro veg)
-1 colher de chá de vinagre de maça
-3/4 de xícara de açucar cristal
-1/3 de xícara de oleo de canola (funciona c/ outros oléos vegetais)
-1 colher de chá de extrato/ essência de baunilha
-1/2 colher de chá de outros extrados (chocolate, amêndoas…)
-1 xícara de farinha (funciona fazer metade integral sem deixar o bolinho mais “pesado”)
-1/3 de xícara de cacau em pó
-3/4 de colher de chá de bicarbonato
-1/2 de colher de chá de fermento em pó
-1/4 de colher de chá de sal
ok, agora para começar adicione o vinagre de maça ao leite em um recipiente largo e deixe de lado enquanto prepara o resto(bom momento para dispor as forminhas se for usar papel ou untar a forma se fizer mini cuppies sem embalagem). Em outro recipiente coloque a farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal. Então na mistura do leite, coloque o açúcar, óleo e extratos. Adicione os sólidos a mistura em duas vezes e bata até que fique uniforme. Depois é só colocar nas formas escolhidas e deixar no forno por cerca de 20 min (talvez um pouco menos), o lance é fazer o teste do palito, mas é importante não abrir o forno nos primeiros minutos, os bolinhos precisam de uns 15 min em aquecimento, isso pode estraga-los!




Nenhum comentário:

Postar um comentário