24 de maio de 2013

Exposição Gratuita / IMAGINARIO MUNDO / VERMELHO



A Paralelo expõe Imaginário Mundo, do artista plástico, grafiteiro, ilustrador de quadrinhos ou de street art, cenógrafo e escultor .


Vermelho, curadoria de Amador Griñó, com cerca de 30 trabalhos que reproduzem um mundo de crítica bem humorada, como visto pelos olhos do seu criador.


Em seus trabalhos, o artista busca referências que interligam humor e ironia e sua influência tanto na humanidade como no planeta em si. Como diz Vermelho, “Tento imaginar um ambiente mais escuro e sem eletricidade, como na era do vapor. Penso sempre em algo como o Leste Europeu do séc. XIX, mas com alguns materiais e temáticas atuais que sobreviverão a nós. As influencias do street art e HQ estão sempre presentes.” Como define Amador Griñó, “Vermelho é um demiurgo, um criador de mundos, fantásticos e paralelos. Eles estão entre nós, em nossa cidade, ao dobrar a esquina, em nosso prédio. A beleza está à nossa espreita nos lugares mais ocultos.”

Ao apresentar Imaginário Mundo, o cubo branco da galeria se transforma e um novo cenário: paredes com interferências e texturas, sombras, que remetem aos antigos teatros de bonecos. Nessa atmosfera, o artista cria seu ambiente composto por objetos e telas que falam ao imaginário de cada um, buscando lembranças e criando memórias. Suas obras com forte dose de ironia, embora também com muitos ingredientes de cor, tendem aos tons pastéis... sempre com um toque de vermelho, onde pulsa vida.

Vermelho cria seus trabalhos a partir de itens que estão a sua frente, pois para o artista, a partir de algo já pronto, nasce o novo. Em parceria com a Pérola Negra, recebeu peças de mobiliário e, ao compor com artigos já garimpados em brechós, sebos, antiquários, lojas de decoração, dá início à criação de uma nova obra. A opção é trabalhar com antiguidades ou coisas novas com cara de antigas. Como define Vermelho, “gosto de imaginar por quais mãos passaram e as histórias que carregam esses objetos e de que forma posso renovar esse suporte com uma nova história.” 

O artista

Cesar Melo, o Vermelho:

transita pelo circuito cultural há oito anos com sua primeira participação em coletiva - 100 latas – na Grafiteria. Artista autodidata iniciou seu percurso com traços de personagens de desenho animado, que o levaram aos Quadrinhos. No momento seguinte, acrescenta o grafite, a pintura e a escultura às suas opções de técnicas de criação. Em 2009, participa da coletiva Inclassíficavel na Galeria Miscelânea em Barcelona e, no ano seguinte, tem mostra individual – Semântica – na Quina Galeria, BH. Um artista contemporâneo, ciente de seu momento, doa parte da valor que recebe pela venda de suas obras à ONGs de proteção animal e preservação ambiental.






A galeria
A galeria Paralelo foi criada há dois anos por Andrea Rehder e Flávia Marujo, com foco na criação contemporânea em suas últimas manifestações. Tem como objetivo a produção, exibição, promoção e comercialização da obra de seus artistas, destacando tanto a constância artística dos mais renomados quanto a ousadia e frescor dos mais jovens. Está também implicada em construir uma ponte entre o Brasil, Europa e América Latina em busca de troca de experiências na diversidade das expressões plásticas.


!Evento Gratuito!


Exposição Vermelho – Imaginário Mundo
Apoio Cultural Perola Negra
Abertura 27 de Maio de 2013, segunda-feira, às 19h
Período de 28 de Maio a 13 de Julho de 2013
Local Paralelo – www.paralelogaleria.com

Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SP
Tel: (11) 2495-6876
Horário segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h
Nº de obras 30

http://www.facebook.com/events/650682851624909/

Nenhum comentário:

Postar um comentário