13 de março de 2012

Medicina Integrativa : conjunto de abordagens para a construção de novas relações



Alimentação saudável e vegetariana, práticas como yoga e medicamentos fitoterapicos já fazem parte do cotidiano de muita gente. O que começa a se fortalecer é um conjunto de práticas que mescla o tradicional com os chamados alternativos e se denomina medicina integrativa.



A idéia principal desta medicina é tratar não da doença, mas do paciente (mente, corpo e espirito). O conceito de cura passa de ausência de doença para reestabelecimento do bem estar fisico, mental e social. O paciente tem um papel importante no processo de recuperação e passa a ter mais consciencia de sua capacidade participativa no processo de cura e recuperação. Remédios e outras intervenções passam a ser vistos apenas como auxiliares e não agentes centrais.
Neste formato aumentam as opções de tratamento e diminui o distanciamento entre praticas ocidentais e orientais.

Em 2006 foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) que trouxe ao SUS acupuntura, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo.

Segue a definição do Consortium of Academic Heath Centers for Integrative Medicine, "a medicina integrativa é a prática que reafirma a importância da relação entre médico e paciente, com foco na pessoa como um todo, embasada em evidências, e que usa de todas as abordagens terapêuticas apropriadas para alcançar saúde e cura".


 

Mais informações: Liga da Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário