17 de janeiro de 2013

Benefícios de se Exercitar na Corrida


A corrida é um dos desportos mais populares e praticados – não exige grandes investimentos e ainda pode ser feita em qualquer lugar a qualquer hora. O que nem toda a gente sabe é que cada período do dia oferece vantagens e desvantagens que podem afetar o desempenho do praticante. 

A umidade do ar, a concentração da poluição e até mesmo a temperatura são factores que devem ser levados em conta na hora de definir um horário para incluir o esporte na rotina.

De seguida, apontamos os prós e os contras de correr pela manhã ou ao fim do dia, tendo em conta vários factores.

Temperatura

Manhã: Os primeiros horários da manhã costumam ser os de temperatura mais amena e, portanto, os mais recomendados para correr. O calor excessivo a partir das 10 horas causa maior desgaste físico e pode levar ao hiperaquecimento corporal, ocasionando queda da pressão arterial e até desmaio.

Noite: sem sol, esse período do dia geralmente é mais frio. Porém, o ar gelado costuma deixar os músculos mais contraídos, sendo necessário, portanto, um alongamento mais cuidado antes de começar a corrida.

Humidade

Manhã: procure horários do dia em que a umidade do ar esteja razoável, pois, quando está baixa, pode afetar o desempenho do corredor, principalmente se ele sofrer de problemas respiratórios, como a rinite. O ar seco precisa ser umedecido pelas vias aéreas nasais, podendo causar irritação, o que prejudica a respiração do atleta.

Noite: como o oxigênio é um dos combustíveis que permitem a prática de exercícios, a pessoa pode perder o ritmo se a respiração estiver prejudicada. À noite, a umidade do ar também pode estar baixa. Por isso, procure escolher treinar após uma chuva no fim da tarde, por exemplo.


Correr pela manhã te ajuda a ser mais eficaz no trabalho e a dormir melhor de noite. Se você não tem tempo, tenha a consciência que deve fazer algo por sua saúde, converta-se em um corredor matutino.



!! Fica a Dica Corra Sempre de Amanha, Tarde ou Noite, Coração, Corpo e Mente Agradecem !!




Fonte: Google
Imagems 1,2: Google









Nenhum comentário:

Postar um comentário