23 de janeiro de 2013

Saúde e Bem-Estar: O que é alimentação Viva?




Farinha branca e açúcar estão banidos do cardápio, assim como carnes, ovos e leite. Os pratos nunca são preparados no fogão, que só é usado para esquentar sopas e ensopados de vegetais. De acordo com os adeptos dessa corrente alimentar, a alimentação viva é muito mais saudável do que a convencional, pois é mais fácil de ser digerida, além de ser livre de toxinas presentes em rangos de origem animal. 

Também conhecida como crudivorismo, essa dieta prioriza o consumo de alimentos orgânicos. Um dos rangos mais badalados é o suco verde (veja abaixo), que já foi "estrela" de vários programas sobre saúde na TV. Os críticos do movimento, porém, dizem que um regime baseado apenas em vegetais crus seria pobre em proteínas, calorias e certos nutrientes, como ferro.

Seja como for, esse movimento tem crescido no Brasil, sobretudo após a divulgação de seus benefícios na grande mídia por meio do trabalho do médico Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico É na Cozinha e coordenador do site Oficina da Semente, além de programas como o Terrapia, desenvolvido pela médica Maria Luiza Nogueira na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), no Rio de Janeiro. Bom apetite! 

BOQUINHA SAUDÁVEL

Conheça - e prepare! - a receita mais badalada dos alimentos crus 

RAÇÃO HUMANA
É boa, mas não faz milagre! 
A ração humana não faz parte do receituário da alimentação viva, mas é saudável e merece entrar na sua dieta. Mas fique ligado! Ela não vale nada se você se alimentar apenas dela, como algumas pessoas mal informadas têm feito para emagrecer 

Ingredientes: Linhaça, colágeno, fibra de trigo, aveia, leite de soja, açúcar mascavo, castanha, amêndoa, gergelim, gérmen de trigo 

Preparo:

1. Bata no liquidificador os ingredientes (cerca de 50 g de cada) 

2. Misture tudo e guarde em recipiente escuro (para não oxidar) na geladeira, por, no máximo, dez dia 

3. Consuma duas colheres de sopa por dia com água, iogurte ou suco


Nenhum comentário:

Postar um comentário