1 de janeiro de 2013

Saúde e Bem-Estar: Os benefícios do Patins



Patins, também chamado In Line Skating, nos Estados Unidos, a patinação sobre rodas é praticada por crianças e adolescentes como diversão e por adultos cientes dos enormes benefícios que esta atividade traz para a saúde física e mental. Patinar parece brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício.

Você terá muitos benefícios ao patinar, entre eles:

  • Melhora do condicionamento cardio respiratório, como na corrida, por exemplo, sem o impacto da corrida, ou seja, com baixo impacto (desde que não haja saltos).
  • Aumento da resistência muscular.
  • Fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos.
  • Melhora da flexibilidade e mobilidade articular.
  • Desenvolvimento da agilidade, da velocidade, do equilíbrio, da capacidade de reação e da coordenação.
  • Ajuda na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, bumbum, abdome e costas.
  • Queima muitas calorias. Esta queima calórica é relativa, dependendo do metabolismo de cada um, do peso corporal, do tempo e intensidade da atividade, mas você pode chegar a queimar até 800 calorias em 1 hora de patinação, dependendo do percurso e itens mencionados acima.
  • Sensação de bem estar e de juventude.

Para quem está iniciando, há alguns fatores para serem treinados:

Equilíbrio: o principal erro dos iniciantes é distribuir o peso de maneira errada. Distribua o peso nas duas pernas.

Deslize: deixe as pontas dos patins ligeiramente para fora formando um V. Faça a troca de peso de um pé para o outro, consecutivamente. Estenda uma das pernas enquanto desliza a outra. A perna que desliza fica semiflexionada.

Quedas: as quedas são normais, mas você deve estar com equipamentos de segurança, como caneleiras, joelheiras, cotoveleiras, protetores de punho e capacete, para se proteger de lesões. Alguém mais experiente deverá lhe orientar as melhores técnicas para as quedas, curvas etc...

Use os freios: geralmente os patins vêm com freios na parte de trás e, para frear, basta colocar o pé para frente, levantando a ponteira e pressionando o solo com o freio. Esta é a forme mais fácil, mas há outras como a freada em T, o giro brusco e outras.

Se você quer melhorar a sua performance com os patins, faça outros exercícios aeróbios como a corrida, a bicicleta ou outra que goste, três vezes por semana, de 30 a 50 minutos, alternando a intensidade do exercício, musculação de três a cinco vezes por semana e aulas de alongamentos de duas a três vezes por semana, fora os alongamentos antes e depois de qualquer exercício. Se você está começando a patinar, inicie treinando de duas a três vezes por semana, por 30 minutos.

Cuide dos seus patins, evite terreno molhado e areia.
Creditos:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Fonte: 
Cyber Diet

Um comentário: