8 de fevereiro de 2013

DIY: Luminária de Garrafa de Vinho




Que tal, criar um clima super aconchegante e romântico com reciclagem de garrafas? Vamos aprender hoje a fazer luminárias ecológicas, bem simples, baratas e com um efeito surpreendente!



Material utilizado:

• Garrafa de vidro 


• Lâmpada 40 w 220 v


• Bocal • Cabo elétrico (a quantidade depende do objetivo)


• Fita isolante



Procedimento: 
1. Separar uma garrafa de vidro. Neste caso foram utilizadas garrafas de vidro transparente, que podem ser de água mineral, champanhe, vinho branco, etc. Porém a utilização de garrafas coloridas fica à sua escolha.


2. A garrafa deve ter o fundo cortado por um vidraceiro, aproximadamente 1 cm (isso depende do tipo da garrafa). Pedir para o vidraceiro dar um acabamento, que elimina as arestas que podem existir após o corte 


3. Se o bocal já vier com o fio, passar o fio por dentro da garrafa (do fundo para o gargalo). O próprio bocal irá segurar a garrafa. Caso o bocal venha separado do fio, fazer a ligação entre fio e bocal e proceder conforme item anterior. 4. Caso seja necessário, acrescente mais fio.


Dicas: 
1 – Para um efeito mais interessante, o ideal é utilizar lâmpadas 220 v e ligar em 110 v, para que a luz fique com aspecto de “vela”. Lembrando que, no caso de garrafas coloridas, a intensidade de luz deve ser maior, portanto, as lâmpadas podem ser de 40 w ligadas na voltagem correta.


2 – As luminárias podem ser utilizadas como pendentes em árvores, gazebos, pergolados, ou até mesmo no canto de uma sala, formando uma composição com várias luminárias.

Fotos do passo-a-passo: http://goo.gl/RHQrd
Fonte:  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário