15 de março de 2013

Mundo Gaia Indica: 10 Paraísos da comida saudável em SP



Quando falamos de comida saudável, queremos dizer: aquelas culinárias naturais alternativas, que têm um olhar diferente para o alimento, seja por utilizar somente orgânicos, trabalhar de uma forma nova com alimentos para os quais muita gente não dá muito valor, defender o conceito de comida viva, praticar o vegetarianismo ou veganismo, enfim, usar a criatividade para criar pratos que são alimentos verdadeiros, e não somente comida com baixo valor nutricional.
Fomos atrás, e hoje trouxemos para vocês 10 paraísos da comida saudável de São Paulo que você precisa conhecer:

1. Goa Gastronomia Saudável


Goa é aquele lugar pra se levar uma pessoa que diz que não gosta de comida saudável e vegetariana – eles não são do tipo que acham que comida saudável é só salada, e nem forçam a barra com pratos do tipo: purê de chuchu. Lá tudo brilha aos olhos, enche a boca de água e – o mais importante – é bom pra caramba. O cliente pode escolher entre 2 entradas, 3 pratos principais (com direito a uma repetição) e duas sobremesas. Os sucos mais deliciosos e nutritivos que você poderia imaginar podem ser repetidos quantas vezes você quiser. O preço de tudo isso? Justíssimo.
Rua Rua Cônego Eugênio Leite, 1152 – Pinheiros

2. Padaria Integrale


Padaria Integrale, é a primeira padaria 100% integral do Brasil cujo conceito é fazer pães, doces e massas que além de gostosos, nutrem, pois a maioria dos pães apenas alimentam, mas não possuem todas as vitaminas e nutrientes que poderiam ter.
Rua Dr. Esteves da Silva, 360 – Ubatuba-SP

3. Zona Cerealista


Atrás do Mercadão, alguns quarteirões formam o paraíso dos apaixonados por grãos, queijos, azeites, frutas secas, e especiarias em geral. E, o melhor – com qualidade lá em cima, e com o preço justíssimo. Apesar de ser muitas vezes esquecida pela mídia, a Zona Cerealista é a melhor opção em SP para quem quer encontrar produtos bons e baratos. Depois de conhecer lá, você nunca mais vai achar normal pagar R$ 10 por um saquinho de granola chinfrim nos mercados comuns.
Fica ao lado do Mercado Municipal de SP, no quadrilátero das ruas Santa Rosa, Mendes Caldeira, da Alfândega e Álvares de Azevedo

4. Pricake


Pricake é um loja especializada em cupcakes e chocolates veganos – eles não usam nem ovos, nem laticínios em sua produção. Alguns sabores levam apenas um ingrediente de origem animal – o mel. Os bolinhos coloridos trazem quase sempre pedaços de frutas e existe preferência pelo uso de ingredientes gourmet, naturais, orgânicos e certificados.
Av. Higienópolis, 467 – Higienópolis

5. Cachoeira Natural


Mostramos acima um restaurante gourmet vegetariano, e agora é a vez desse restaurante natural no estilo self-service. O cardápio oferece mais de 70 opções de pratos naturais, entre saladas, sushis, pratos quentes, sobremesas light, sucos naturais entre outros. Entre os destaques do menu, fica a lasanha de shimeji com molho branco, um suflê verde, à base de shinguensai, cebolinha, salsinha e espinafre e o omelete de nirá, uma mistura de ovos e condimentos. De noite, de terça a domingo, o espaço se transforma no Bar do Camarão, onde diversas opções do crustáceo são servidas além do buffet de saladas e sucos naturais com frutas da época.
Rua João Cachoeira, 245 – Itaim Bibi

6. Feira da Agricultura Orgânica e Limpa no Ibirapuera


Localizada no Modelódromo do Ibirapuera, a feira acontece todo sábado das 7h às 13h. Aproximadamente 150 produtores se reúnem lá para oferecer os mais variados tipos de produtos: frutas, verduras, legumes, frangos, laticínios, grãos e mudas de plantas. Os alimentos comercializados são produzidos no sistema orgânico de produção, certificados e produtos do Programa Agricultura Limpa da Prefeitura de São Paulo. Além disso, o visitante ainda poderá tomar uma café da manhã orgânico antes de realizar suas compras. Pães, sorvetes, sucos, barras de cereais e açaí também são vendidos por lá.
Modelódromo do Ibirapuera – Rua Curitiba, 292 – Vila Mariana (veja mais feiras orgânicas brasileiras aqui).


7. Gopala Hari


Há quase 20 anos, o restaurante lacto-vegetariano com sabores e aromas da Índia Gopala Hari (antigo Gopala Prasada), vem produzindo suas delícias. A comida é saborosa é servida com duas opções de prato principal, salada, suco e uma dentre 5 sobremesas.
R. Antônio Carlos, 429 – Consolação

8. Prime Dog Lanchonete


Quem disse que vegano não tem direito a um fast food de vem em quando? Nessas horas, vale lembrar do Prime Dog Lanchonete. Ele não é totalmente vegetariano, mas merece espaço aqui por ser uma lanchonete inovadora ao oferecer um cardápio bacana para os veganos/vegetarianos. Lá é possível encontrar hamburguer e lanches veganos, com direito a “vegarella” e “tofupiry”, além de Beirutes, hotdogs e sobremesas sem nenhum ingrediente de origem animal. Destaque para os cupcakes e o alfajor.

 Rua Vergueiro, 1967 – Vila Mariana

9. Frutaria Paulista


Deu vontade de tomar um suco excêntrico, tipo cupuaçu ou graviola, no meio da madrugada de domingo? Corre pra Frutaria Paulista. Ela fica bem no finzinho da Av. Paulista, e serve sucos e uma variedade de frutas frescas, 24h por dia, 7 dias da semana. O preço não é super acessível mas vale a pena por causa da qualidade das frutas servidas. Ah, eles fazem delivery nas proximidades.
Rua Minas Gerais, 316 – Higienópolis

10. Sorveteria Soroko


Veganos e pessoas com restrição ao leite batem cartão nesta sorveteria simples, de jeitão interiorano. Eles tem sorvetes normais, mas atraíram o público vegano porque têm várias opções de sorvetes sem leite e outros derivados de animais. Entre as sugestões à base de soja, estão flocos, chocolate e banana. Há outros sabores, também produzidos lá mesmo, como quindim e pétalas de rosa, que se revezam na bancada. É famosa também pelo seu açaí na tigela.


Rua Augusta, 305 – Consolação
Conhece mais lugares que mereciam estar na lista? 
Deixe nos comentários do post!



Fonte: Hypeness

Um comentário:

  1. Bacanas as dicas, estou louca pra conhecer essa sorveteria *-*

    Faltou incluir na lista a Casa Jaya e o restaurante Vegacy, que também são super bacanas ;)



    ResponderExcluir